• LinkedIn Social Icon
  • Google+ Social Icon

SOBRE

Há mais de 20 anos investigamos as técnicas argumentativas e retóricas para analisar discursos, particularmente os das doutrinas pedagógicas e programas de ensino. Por essa via também revisamos as teorias do conhecimento e das filosofias das ciências (epistemologias), constituindo um esboço de teoria que coordena as técnicas retóricas, dialéticas e lógicas. Esse enfoque institui uma teoria do conhecimento que retoma a centralidade das ações materiais e intelectuais, pelo que relativiza o formalismo predominante nas filosofias das ciências, particularmente a partir do final do século XIX. Para nós as diferenças entre os tipos de conhecimentos ou saberes não são apenas e tão somente formais (lógicos), mas predominantemente do que se pretender fazer, isso tanto no âmbito das ciências instituídas quanto nos conhecimentos usuais ou no senso comum.

Dialética/Firenze/Museo

INTERESSES EM PESQUISAS

Filosofia das Ciências /Epistemologia

Retórica/Dialética/Lógica

Transposição didática/Adaptação de conhecimentos sistematizados para o ensino

Representações sociais/Disciplinas escolares