SOBRE

Há mais de 20 anos investigamos as técnicas argumentativas e retóricas para analisar discursos, particularmente os das doutrinas pedagógicas e programas de ensino. Por essa via também revisamos as teorias do conhecimento e das filosofias das ciências (epistemologias), constituindo um esboço de teoria que coordena as técnicas retóricas, dialéticas e lógicas. Esse enfoque institui uma teoria do conhecimento que retoma a centralidade das ações materiais e intelectuais, pelo que relativiza o formalismo predominante nas filosofias das ciências, particularmente a partir do final do século XIX. Para nós as diferenças entre os tipos de conhecimentos ou saberes não são apenas e tão somente formais (lógicos), mas predominantemente do que se pretender fazer, isso tanto no âmbito das ciências instituídas quanto nos conhecimentos usuais ou no senso comum.

INTERESSES EM PESQUISAS

Filosofia das Ciências /Epistemologia

Retórica/Dialética/Lógica

Transposição didática/Adaptação de conhecimentos sistematizados para o ensino

Representações sociais/Disciplinas escolares

  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Social Icon